Notícias

Tropicalismo foi o tema do sarau cultural do Colégio Montreal

INFORMATIVO - Publicado em 15 de Setembro, 2017

O 2º Sarau Cultural do Colégio Montreal, realizado no dia 6 de setembro, abordou o Tropicalismo, o movimento musical que surgiu no final da década de 1960 e que também influenciou outras esferas culturais, como artes plásticas, cinema e poesia.

Participaram do Sarau os alunos do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio, com apresentações de música, canto, teatro, dança, declamação de poesias e exposição de quadros.

Toda a equipe pedagógica se envolveu no projeto. A professora de História, Ana Maria Soares, conta que os alunos do 9º ano estudaram o conceito do Tropicalismo, a importância do movimento para o Brasil, seus destaques e os principais discos. "Foi uma delícia fazer esse trabalho! Desenvolver o senso crítico dos alunos, fazê-los entender o contexto histórico, o significado das letras, foi tudo muito interessante. Os alunos ficaram encantados com a inteligência dos artistas com as palavras, para poderem driblar a censura da época. Esse aprendizado eles nunca vão esquecer!", afirma a professora.

A professora de Literatura, Virgínia Castro, trabalhou com os alunos do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio a poesia dos poetas marginais, da década de 1970. "Os alunos estavam muito motivados! Eles gostaram muito dos poemas enfáticos e bem-humorados do Tropicalismo, que é um movimento que normalmente é trabalhado somente na 3ª série do Ensino Médio, mas por ocasião do Sarau, todos tiveram a oportunidade de conhecer com naturalidade. Foi muito bacana!", ressalta Virgínia.

A aluna Beatriz Araújo, da 2ª série do Ensino Médio, gostou muito de participar. "O Sarau deste ano foi sensacional! Achei que o tema abordado foi muito interessante e nos proporcionou várias reflexões. Tudo foi muito belo, as músicas, os poemas e as peças de teatro. Ouvi muitos comentários positivos, que me deixaram bem feliz e realizada. Foi um projeto que me ajudou bastante a entender como funcionou esse período e o que isso causou na sociedade", considera a aluna.

"O Sarau Cultural é um momento muito especial, que proporciona alegria e prazer a toda comunidade escolar. Reúne diversas formas de manifestações artísticas e desperta a sensibilidade de quem está participando ou assistindo. É uma oportunidade muito rica para aprender, descobrir e vivenciar novas experiências", declara Mauricéia Pereira, coordenadora pedagógica do Colégio Montreal.

Galeria